And here we go again!!!

A semana é...
Para um preso, menos 7 dias
Para um doente, mais 7 dias
Para os felizes, 7 motivos
Para os tristes, 7 remédios
Para os ricos, 7 jantares
Para os pobres, 7 fomes
Para a esperança, 7 novas manhãs
Para a insônia, 7 longas noites

Para os sozinhos, 7 chances
Para os ausentes, 7 culpas
Para um cachorro, 49 dias
Para uma mosca, 7 gerações
Para os empresários, 25% do mês
Para os economistas, 0.019 do ano
Para o pessimista, 7 riscos
Para o otimista, 7 oportunidades
Para a terra, 7 voltas
Para o jogador, 7 partidas
Para cumprir o prazo, pouco
Para criar o mundo, o suficiente
Para uma gripe, a cura
Para uma rosa, o amor
Para a história, nada
Para a vida... tudo!!!!
Depende de você!


Ando meio chatinho, comigo vale aquela máxima: "Trabalho sem diversão, fazem do Latinha um chatão". E como estou em um daqueles períodos em que a gente trabalha igual gente grande, já viu, adeus café no fim da tarde, adeus ir ver a vida passar... Felizmente um projeto que eu estava trabalhando terminou, tudo bem que tem um bocado de coisa esperando na lista de coisas a resolver, mas eu nasci depois da Lei do Ventre Livre e pelo menos uma tardezinha vai ter que ser minha! ;-)

Por essa razão, não tem nada de muito excitante acontecendo pela estrada de tijolos amarelos, na impossibilidade de fazer coisa melhor, a maior parte do tempo eu tenho dedicado a tentar dominar o mundo no melhor estilo Pinky e Cérebro (Pinky and the Brain, 1995). É bem verdade que eu ando mais para Pinky do que Cérebro, mas bolei uma nova saída e essa semana começa tudo de novo, por falar em desenho animado, que ninguém me ouça, estou virando fã do desenho dos Padrinhos Mágicos (The Fairly OddParents, 2001), muito bom!!! (ehehe) Só queria descobrir como pedir Padrinhos Mágicos para mim!!!

Fim de semana foi legal, apesar de ter trabalhado no sabadão a tarde (lerê lerê), a noite uns amigos vieram para cá e rolou um engasga gato aqui em casa. Fizemos um churrasco e foi muito legal, nada como uma mesa, um bom papo, vinhozinho e cerveja - para quem não curte vinho. Muitas risadas depois, cai morto no sonão.

Enfim, agradeço pelos elogios ao texto passado, acho que eu estava inspirado mesmo, mas não se acostumem porque isso não ocorre sempre, ehehe.

Grande semana para todos e muita coisa boa no caminho de todos vocês.

"Você deve entender a vida como um todo,
e não como uma pequena parte.
Por isso, leia, olhe para o céu,
cante, dance, escreva poemas,
sofra e compreenda -
pois isso tudo é vida."
(KRISHNAMURTI)


(Em tempo, hoje eu estava olhando umas coisas minhas e achei um CD que gosto bastante, não é para ouvir toda hora, mas é muito bonito... sou fã de instrumentos de cordas e de uma bela voz, e gosto muito desse grupo português (Madredeus). Vou deixar o clipe de uma música deles que ficou conhecida por aqui, mas eles tem outras músicas muito bonitas. Abração! )

O Recado

"Como sempre fazia, ligou o computador mais uma vez para verificar suas mensagens antes de encerrar o dia, cumpriria seu ritual diário como de costume se não fosse por uma mensagem que havia lhe passado desapercebido durante o dia. O remetente era um "velho" conhecido e apesar de inesperado, de certa forma ele aguarda mesmo por algum sinal de vida.

As poucas linhas lhe davam notícias sobre o desenrolar da semana dele, poucos dias antes surpreendeu-se ao encontrá-lo deprimido, choroso e porque não desesperado, naquele instante já era possível advinhar o motivo de tamanho desespero, mesmo que nenhuma palavra tenha sido de fato pronunciada, era claro e cristalino.

É bem verdade que havia hesitado por alguns instantes e até poderia ter lhe aplicado a Lei de Talião, mas o desespero do outro era real e se não o fez em outros tempos, não seria agora que lhe viraria às costas, por mais que seu orgulho pudesse magoar-se [novamente]. A verdade é que havia se tornado imune e observava tudo com maior clareza [ou pelo menos gostaria de acreditar nisso].

Ouviu pacientemente, tentou ajudar como podia e apesar da mórbida curiosidade pelos detalhes "sórdidos", se conteve. Sentiu pena ao ouvir no telefone os soluços daquele que outrora já esteve em seus braços, sentiu pena, sentiu raiva, mas no final condoeu-se por aquela cena... abraçaria-o se pudesse, e é certo que gostaria de tê-lo novamente nos braços... especialmente naquele momento em que se mostrava tão fragilizado.

Ironias da vida, tempos atrás poderia oferecer-lhe o mundo se ele quisesse, mas ele não quis. Hoje secava-lhe as lágrimas que eram derramadas por outro. Altruísmo?! Vingança?! Magoa?! Amor?! Não sabia precisar ao certo o que era, mas sentiu-se compelido a ajudar... depois daquele dia, novamente ele sumiu junto a multidão, impossível não lhe dedicar alguns pensamentos nos dias que vieram, estaria ele bem?!

Nas poucas e reticentes linhas daquele recado viria a saber que ele estava melhor, pelo menos dessa vez ele lembrara de agradecer, pensou ele com os seus botões. No seu íntimo sentia-se aliviado com a notícia, mas procurou demonstrar para si mesmo que tal notícia não era assim tão importante e foi dessa maneira que foi para a cama.

E como um misterioso sorriso de canto de boca adormeceu, e sonhou..."




"Eu aprendi que a intensidade da dor é sempre medida pelo valor que damos ao espinho que nos feriu" (LEGRAND)"Eu aprendi a passar com mais cuidado os degraus em que tropecei" (LEGRAND)


Grande quinta e sexta-feira para todos!!!

(Inté)

Just a thought

Em épocas de ressureição, fica uma pensamento de Bhagwan Shree Rajneesh:

"Por quanto tempo tempo mais
você vai deixar adormecidas
as suas energias?
Por quanto tempo mais vai
ignorar a imensidão do seu ser?
Não perca tempo
em conflito ou dúvida.
O tempo não volta e, se
você perder uma oportunidade,
podem se passar várias vidas
até que outra surja
no seu caminho."


Espero que hoje tenha sido um dia de renovação, de amor e comunhão para cada um de nós.
Feliz Páscoa. Grande abraço a todos e uma grande semana!!!

Just a thought. Sometimes, life has a special way to show us how things are... in most part of these situations in a first view things are not so pretty nor challenging, and could be a little bit disappointing. But, frequently we don´t have the completely understanding of all implications association with some decisions that were taken in our daily activities, but even so, we would like to have the feeling that we are part of the life´s course.

We don´t listen our heart, we don´t listen our feelings, and we prefer to believe only in what our eyes can see… have faith, is what some friend would tell me.

In some particularly ways, life doesn´t show us in your great beauty, we have to discover by ourselves the beauty of life day by day maybe this was the most important lesson of our lives.

If we could be able to see life as a miracle, suddenly we could enjou each possibility to be happy, and if we succed, each day we will discover a new aspect of life and will know a new shade of color until the day that our rainbow was fully of colors and magic happens.

Another day...

E o Outono chegou... do lado de cá da ponte, o clima também já mudou, aliás há dias que todos estamos percebendo que as noites quentes aos poucos cediam espaço para as noites mais frescas. Meu super edredon já foi devidamente convocado a se apresentar e confesso que esses dias eu estava deixando a janela entre-aberta só para sentir o friozinho. Mas agora é oficial, e estamos no outono!!!

Apesar do frio não me ajudar muito, visto que em geral saio muito cedo e volto muito tarde para casa, eu gosto das estações mais frias, além de ser ótimo para tomar café [e comer algumas coisinhas], em geral as pessoas estão mais bonitas. Eu particularmente adoro suéteres[1, 2] de cashmere, além de não ser "pesado", são quentinhos e elegantes... mas anda dificil encontrá-los, os últimos que comprei foi em uma loja em Curitiba, Shopping Garcez se não me falha a memória [é, acho que foi!].

Hoje me joguei nas compras com a Mamita, era 08h00 da manhã e a gente já estava se acotovelando com os populares no supermercado, depois fomos a outra loja atrás de uns temperos que ela queria e assim fomos indo. Agora a tarde rolou a segunda parte "da missão", novos ingredientes e mais uma passada no supermercado e no shopping.

Amanhã vou passar pelo escritório de um amigo e por conta disso resolvi ir comprar um chocolatinho para ele. Comprei uma caixa de bombons, como eu ainda não tinha me interessado em ver chocolates esse ano, foi uma festa e dai uma coisa puxa a outra e acabei saindo com um sacolinha e bem mais pobre do que na hora que entrei... mas, o máximo do máximo foram as cenouras de chocolate!!!

E assim termina mais um dia "na floresta ACME". ;-)

Em geral, eu terminaria com uma frase ou um pensamento, mas hoje a vou "variar", vou deixar uma receita! ;-)



(Inté)

Diário de um Insône...

(01h57, local time)

Bom, cansei de revirar na cama... perdi o sono!

Que dureza, eu estava lá, a cama está lá, a temperatura está ideal [nem quente, nem frio], o edredon estava convidativo, banho tomado e os dentes já haviam sido devidamente escovados. É verdade que não rezei, mas será que foi isso?! Enfim, não rolou...

Já fui umas 15 vezes na cozinha, devo ter tomado uma caixa d´agua "de água", comeria um chocolatinho, mas eu não comprei chocolates ainda, por isso não tem nada que eu possa devorar [bom para a dieta!].

...

Estou meio inquieto desde o começo da noite, não sei bem o que é...
Liguei para minha irmã, liguei para uma amiga... todos bem.

Hoje, quando voltava do trabalho vinha pensando em um filme que assisti a uns anos atrás, The Age of Innocence (1993) da obra homônima de Edith Wharton - eu li o livro também. Belissimo filme, feito com uma riqueza de detalhes tremenda, descreve ricamente a tradicional sociedade nova iorquina no século 19 - os bailes, as hipocrisias da sociedade e é claro, o amor!

I want... Somehow, I want to get away with you... and... and find a world where words like that don't exist!

A história gira em torno de Newland Archer (Daniel Day-Lewis), May Welland (Winona Ryder) e a prima dela Ellen Olenska (Michelle Pfeiffer), que representa a ovelha negra da sociedade. Ela se divorciou do seu abusivo marido, um europeu se não me falha a memória e por isso torna-se persona non grata na alta sociedade. A família de May encontra apoio em Newland Archer, que por sua posição e influência acaba por fazer com que essa sociedade acabe por "engulir" The Countess Olenska.

- Knew you'd come.
- That shows you wanted me too.


Surge uma grande afinidade entre Newland e a Condessa Olenska, que logo se transforma em amor - que por sua vez não respeita regras nem tradições. Os pesados trajes das moças e os bem cortado ternos dos homens, contribuem para aumentar a tensão sexual no filme... nada é mostrado, mas tudo é entendido, está tudo lá... o desejo, o amor. Ao longo do filme o ápice são alguns poucos beijos, mas a tensão é forte. E de certa forma sofremos com o conflito estabelecido, Newland cumpriria o papel que a sociedade lhe impunha e casaria com May, de quem gostava, mas não amava [abdicando de sua felicidade e seu desejo pela Condessa Olenska]? Ou, ele se entrega a paixão e foge com a Condessa Olenska para Paris, talvez a única oportunidade de viver seu grande amor [dessa vez às expensas de May, que provavelmente nunca mais se recuperaria, ficando para sempre marcada na sociedade].

You gave me my first glimpse of a real life,
and then you ask me to carry on with the false one.
No one can edure that


Talvez eu seja um pouco Newland Archer, preso a minha própria época da inocência, quem sabe... talvez eu devesse procurar uns comprimidos para dormir, ehehehe.

Bom, uma hora já se passou e acho que vou atacar em outras frentes, achei um possível filme de ficção científica, tem aviões, computadores, enfim... já me interessou, AXN aqui vou eu!!! Xii, Jamie Foxx bateu o avião mega ultra plus plus dele em uma montanha...

Mas antes, acho que vou dar mais uma "ronda" pela cozinha e ler um livro...

Último pensamento antes de ir... porque é que eu não assinei o canal de sacanagem!!! ;-)
(Falar nisso, amanhã... ou melhor, hoje tem a consulta com o dentista... to lascado!!!)

[03h17]

Easter Bunny

E a Páscoa está chegando... dia desses eu estava em um supermercado quando vi uma coisa que não via a muitos anos, ovos de páscoa da Nestlé - os vermelhos e dourados!!!. Como já sou um balzaquiano, talvez a maioria de vocês não se lembre, ou nunca tenha visto, mas a um longo tempo atrás, a Nestlé tinha uns ovos de páscoa que vinham embrulhados em papel dourado, com uma caixa vazada na cor vermelha... eles não eram os maiores ovos e provavelmente não eram os mais caros, mas eles sempre estiveram lá no meu domingo de páscoa.

Fazia muitos anos que não os via, e ao me deparar com um "clone" no supermercado me senti como naquele filme, "Em algum lugar do passado", e voltei a muitos anos atrás. Tempo muito bom!!!

Bom, outra coisa que tenho pensado por esses dias é a coisa da resurrectione [Ressurreição], que está ligado a idéia de voltar a vida. Acho que de certa forma é isso que tenho procurado fazer de uns tempos para cá, não que eu tenha uma vida ruim, muito pelo contrário - como eu costumo brincar, eu até poderia reclamar, mas não seria justo.

Mas essa Páscoa em especial tenho procurado algumas respostas, procurado voltar a vida, ou descobrir a vida sob novos aspectos. Felizmente, tais aspectos poderiam ser considerados até egoístas por alguns, mas são desafios que tenho que superar - coisas que vão me levar a um novo nível, é hora de crescer!!!

Não, não, o desafio não atende por nenhum nome, nem tem 1.80 de altura, ehehehe
São coisas minhas, profissionais e de certo modo pessoais - mas não "romanticas". É lógico que esse lance de ser uma "samambaia" as vezes me incomoda, mas tudo tem o seu tempo e tenho certeza que o meu chegará. Além disso, o "antes só do que mal acompanhado" ainda me serve muito bem. Enfim... espero ser o "Escolhido" e salvar a "minha Matrix".

Meu fim de semana foi muito, sábado rolou um momento família, e fomos eu, Mamita e Irmã para o shopping passear, levamos uma tia a tira-colo e muitas horas e lojas depois fomos buscar meu pai para ir jantar. Uma noite perfeita, muita risada, muitas conversas... adoro quando posso parar e observar todos ao redor da mesa, rindo, celebrando!!! Domingão é aquela coisa né, haja preguiça, mas minha tarde foi salva por 2 cavaleiros andantes[1, 2] - planos para uma viagem "internacional" e bom papo salvaram a tarde, ehehe.

Enfim, se eu pudesse fazia uma mistura de Papai Noel e Coelho da Páscoa e ia deixar uma caixa do meu bombom favorito para cada um de vocês, mas... devido a problemas técnicos, só posso deixar os votos de que tenham uma ótima Páscoa - que seja um tempo de renovação dos sentimentos de amor e cumplicidade entre você e aqueles que você ama.

Grande abraço a todos, e votos de uma grande semana!!!


"Quando o amor acenar, siga-o,
ainda que por caminhos
íngrimes e acidentados.
Quando as asas do amor
envolverem você, renda-se a ele,
mesmo que a espada que traz
oculta possa lhe provocar dor.
E, quando o amor falar, acredite,
mesmo que sua voz possa destruir
os seus sonhos, como faz
ao jardim o vento norte."
(KAHLIL GIBRAN)

Coisas de Latinha

TRILHA SONORA: COISAS QUE EU SEI, Danni Carlos
Coisas que eu sei
  • O "proibido" é realmente mais gostoso.
  • "Que o medo mora perto das idéias loucas".
  • Que o tempo passa mais rápido quando estamos ao lado de quem gostamos.
  • Que o "inesperado" pode ser encontrado das mais diferentes formas.
  • Que um telefonema pode ser mais do que, um telefonema.
Coisas que eu achava que sabia
  • Que bastava que duas pessoas se gostassem para que elas ficassem juntas.
  • Que a paixão "move montanhas" [eu que o diga], o que não sabia é que nem sempre ela vai para onde queremos.
  • Que a sinceridade sempre vinha acima de tudo.
  • Que deveria ligar no dia seguinte.
  • O que eu estava fazendo.
Coisas que eu não sabia
  • Que as pessoas podem ser mais complicadas do que eu.
  • Que os bons momentos podem durar bem menos do que imaginavamos.
  • Que realmente "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
  • Que apesar de tudo, eu quer mais, quero sentir novamente o frio no estomago frente ao desconhecido.
  • Que o tempo pode passar, mas "o primeiro" sempre será "o primeiro", e irá conosco para sempre.
  • Que nem todos querem ser lembrados no dia seguinte.
Coisas que eu gostaria de saber
  • "Tocar o seu olhar, te fazer me enxegar e se enxergar em mim".
  • Aprender a dançar como se ninguém estivesse olhando.
Coisas que tenho certeza
  • Que deveria para de pensar tanto!!! ;-)
IT MUST HAVE BEEN LOVE, BUT IT´S OVER NOW
IT MUST HAVE BEEN GOOD, BUT I LOST IT SOMEHOW
IT MUST HAVE BEEN LOVE, BUT IT´S OVER NOW
FROM THE MOMENT WE TOUCHED TILL THE TIME HAD RUN OUT

(It must have been love, ROXETTE)


Update News.

Bom, comecei a semana no dentista! O que é praticamente uma relação sado-masoquista no meu caso - adoro a dentista, mas ela acaba comigo, hauhauaa. Enfim, o danado do dente, mesmo sem nenhum problema resolveu se rebelar e assim, acabei me rendendo e indo para minha terceira consulta em menos de 2 meses - o que é um recorde no meu caso. Terça-feira que vem tem nova sessão de tortura e depois já estarei "de alta" com os dentinhos zero bala novamente!!!

Minha semana continua sendo de muito trabalho, estou tentando achar uma saída para umas coisas que tenho que fazer, mas está complicado - só sei que nada sei. Mas a luta contra continua, e amanhã tem novo round.

No mais foi uma semana de muito pensar, mas isso é história para um outro dia! ;-) No fim de semana vou tentar postar algo mais legal, essa semana meu lado Peter Pan sucumbiu para o meu lado Capitão Gancho, "Trabalho sem diversão, fazem do Latinha um chatão!".

Deixo aqui um pensamento de "boa sorte" para uma pessoa querida que vai viajar amanhã, "May the force be with you, Babe. See you soon!!!".

Nunca deixe de voar!

Vai começar tudo de novo! uhuu

A última semana foi meio cansativa, trabalhei igual gente grande e isso meio que "drenou" meus super poderes. Os dias nublados, a chuva que não deu trégua e uma pitada de stress também não ajudaram muito, confesso que na sexta-feira à noite eu já estava naquele momento I want to be alone!!! (ehehe)

Mas está tudo bem, nada como um noite bem dormida, ontem sai com um pessoal com quem trabalho e fomos a uma pizzaria, foi muito bom e deu para dar umas risadas.

Hoje vi que vai passar na tv a cabo o filme A.I., gosto muito desse filme. Na verdade acho muito interessante como o Spilberg consegue fazer com que desejemos que o menino seja um "real boy", mais que isso - apesar de todos nós sabermos que ele é um robô não há como negar a angústia e a aflição para que ele reencontre a mãe ou que nada de ruim aconteça com ele. No The Bubble também tem um lance assim, ele consegue fazer com que todos fiquem na torcida para que o amor dos dois protagonistas possa continuar. Adoro quando os diretores nos colocam em xeque!

Eu planejei viajar no próximo fim de semana, encontraria uma amiga que vai estar em São Paulo, mas não vai rolar :-(

Tava tudo tão planejadinho, tão certinho, mas não vai dar tempo de ir, em compensação..., em Abril já tenho outra viagem marcada, Planalto Central aqui vou eu - com direito a uma parada estratégica lá para as bandas do Goiano.

O Canto da Sereia. É engraçado como as coisas são, as vezes a gente espera tanto ouvir algumas palavras de alguém [que em algum momento foi importante na nossa vida], só que muitas vezes quando essas palavras vêm, elas já não parecem ter o mesmo "poder" de outrora. E é assim que a magia de antes cede lugar para um pouco de ceticismo, incredulidade e quem sabe até desconfiança. Paciência! "Passa depois, né?!"

Na sexta-feira eu já estava meio que na "prorrogação por morte súbita", quando vieram me mostrar um video motivacional que vai ser utilizado em uma dinâmica com um pessoal novo da empresa, confesso que achei legal e a mensagem é muito bonita, vou colocar uma versão que achei na internet aqui para vocês - espero que possa inspirá-los a fazer dessa uma ótima semana.




Update (09/03 - 19h00): Nossa, como eu adoro banho de chuva! Agora no fim da tarde o mundo quase acabou em águas por aqui, não resisti, ao olhar "uma bica d´agua" que se forma aqui na varanda de casa me joguei na chuva!!! Lava, lava, lava... muito bom! Agora sim, de alma lavada estou pronto para começar mais uma semana... Abração!

Update - Part II (10/03 - 01h42): Lembra da chuva?! Então, choveu um bocado, depois do Momento "Singing in the Rain", começaram raios e trovões e em um desses, lá se foi a tv a cabo. Agora me fala, como uma pessoa que tem insônia vive sem tv a cabo?! E o pior, o que eu faço com um monte de amigos que dormem cedo... lamentável!!! A Defesa Civil devia ter consideração com os pobre insônes... ehehehe

(Inté)

The Bubble

Do resfriado sobrou apenas a voz rouca e uma tosse que eu espero que suma nos próximos dias, como nem tudo é perfeito, me apareceu uma dor de dente - levando-se em conta o quando eu "a-d-o-r-o" dentistas, to lascado!!! Fora isso, estou com um bocado de coisa atrasada e uns pepinos para descascar, e olha que é daqueles que a gente nem sabe ao certo se é um pepino, quanto mais por onde começar a descascar.

Como diria uma amiga minha:

"Se você tem um problema, e sabe como resolvê-lo, você não precisa se preocupar. Agora,

Se você tem um problema, e NÃO sabe como resolvê-lo, PARA QUE se preocupar!!!"

Bom, queria que as coisas fossem assim... mas eu PRECISO me preocupar porque tem um monte de coisa envolvida, inclusive minha carreira, ehehe. Mas vamos lá, tudo dará certo no final [eu espero!]. Como ontem eu já estava melhor, aproveitei para ir no trabalho voluntário.

Aproveitando o momento "estaleiro" desse fim de semana, eu aproveitei para assistir um filme que a tempos estava interessado, The Bubble (Ha-Buah, Israel, 2006), do americano com cidadania israelense Eytan Fox - é dele um outro filme que foi bastante comentado em 2002, Yossi & Jagger (2002). Eu havia lido criticas bem interessantes sobre o filme e estava bastante curioso a respeito, eu sabia de antemão que não se tratava de um Brokeback Mountain passado no Oriente Médio, mas também não sabia o que iria encontrar.

É um filme que me intrigou bastante, são muitas informações para serem assimiladas e o romance é mais um elemento em cena, uma coisa que me deixou a pensar bastante foi até que ponto "nossas guerras pessoais" interferem em nossa liberdade de viver como queremos, ou desejamos. No filme, os personagens centrais vivem essa questão, apesar de suas posições pessoais, a vida deles acaba sendo afetada pelo o que acontece no mundo exterior. Acho que é um filme legal para se assistir... gostei de ver o relacionamento que se estabeleceu e a amizade existente entre o grupo de amigos que divide um apartamento na cidade de Tel-Aviv, The Bubble. O final me deixou ainda mais intrigado, honestamente ainda não consegui formular uma "teoria" a respeito... mas gostei! Esse é o sentimento geral.

A amizade e a cumplicidade entre os "roomates", de certa forma me fez lembrar a época que divida um apartamento com um grupo de amigos em São Paulo, além de também sermos um gay, uma menina hetero e eu "perdido", algumas das situações vividas por eles me são bem familiares, ehehehe. Fica a dica... sem a parte do resfriado é claro! ;-)

Tem um comentário que eu li e achei interessante que está nesse link, para quem se interessar. Eu gosto muito de assitir filmes de diferentes países, adoro o cinema europeu, já assisti a muitos filmes interessantes garimpando indicações e sinopses. Nada contra o cinema americano, mas considero um grande oporunidade ver os culturas, seus costumes e visões.

Enfim, estou atrasado com um bocado de coisas, mas já estou melhor e ao longo da semana coloco as visitas em dia.

Abração a todos!

Eu aprendi que sempre posso fazer uma prece por alguém,
quando não tenho a força para ajudá-lo de outra forma
(LEGRAND)

(Inté)